top of page

Psicologia

Psicologia Home Care

4216e1811351ab851f2c96f1928586ca.jpg

Também conhecido como atendimento psicológico domiciliar, ou ainda como Home-Based Therapy, atendimento psicológico home care é a assistência psicológica em domicílio – entendendo como domicílio não apenas a residência do paciente, mas também casas de repouso, hospitais, hospitais psiquiátricos entre outros.

Home care é uma expressão da língua inglesa que vem sendo muito aplicada no Brasil. Sua tradução literal é ‘cuidados de saúde em casa’. No caso da psicologia, o atendimento home care é indicado para qualquer pessoa que necessite de cuidados domiciliares, tanto por razões de força maior que impeçam ou impossibilitam os atendimentos em consultório, quanto para AT – Acompanhamento Terapêutico.

Quais são os principais motivadores de atendimento psicológico domiciliar?

Os principais motivadores de atendimento psicológico domiciliar ocorrem em função de:

  • Limitações Logísticas: Compreende basicamente o atendimento ao grupo familiar. Muitas vezes é difícil organizar e locomover vários membros da família ao consultório, principalmente em casos de famílias maiores. Às vezes a única forma de se conseguir promover Terapia Familiar é efetuar os atendimentos na residência da própria família.

  • Vantagens Clínicas: Compreendem alguns dos atendimentos a crianças e adolescentes, no que tange à psicoeducação, e também ao AT (Acompanhamento Terapêutico). No caso da psicoeducação, efetuar esse tipo de terapia no ambiente domiciliar torna possível analisar as contingências sociais da criança, pais, avós, babá, irmãos etc. De igual forma, o AT – Acompanhamento Terapêutico permite ao psicólogo analisar e pontuar quase que imediatamente nas relações do paciente com o meio social.   

  • Limitações Físicas: É o grupo de pacientes que têm dificuldade de locomoção. Nesse grupo se enquadram os idosos, os portadores de deficiência física, pessoas que sofreram acidentes e temporariamente têm dificuldade em se locomover, pessoas acamadas, pessoas mais fracas por conta de tratamento oncológico, que sofreram de AVC entre outros. 

  • Limitações Clínicas: Compreendem os casos clínicos, quando críticos, de fobia social, ansiedade, depressão e outros que desmotivam as pessoas a saírem de casa, tornando possível a Terapia apenas se realizada no ambiente domiciliar.

Profissoes_Psicologa.jpg
terapia-psicologica-familiar-plana_81522
ilustracao-de-sessao-de-terapia-privada_
psicologo-visitante-da-mulher_74855-4824
bottom of page